Nos tempos atuais parece que o computador está em todos os lugares, nas escolas, por exemplo, a maioria dos professores utiliza dessa ferramenta para transmitir conhecimentos aos seus alunos, mas será que a criança está aprendendo dá maneira correta? Nas observações em escolas percebi que o que os alunos aprendem nas aulas de informática são apenas joguinhos propostos pela professora, sem nenhum sentido real. Mas segundo Piaget:
“O que se deseja é que o professor deixe de ser apenas um conferencista e que estimule a pesquisa e o esforço, ao invés de se contentar com a transmissão de soluções já prontas […]”
A função do professor não é apenas apresentar as novas tecnologias para seus alunos, mas, fazer seus alunos se apropriarem do conhecimento, estimulando sua iniciativa, criatividade e curiosidade, pois segundo freire: "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas" (p. 15).
Nosso grupo considera de real importância o saber ensinar e se realmente os professores estão qualificados para as novas tecnologias. Nós como futuras educadoras, devemos abordar e investigar um tema do qual os docentes deveriam se interessar, para garantir uma aprendizagem que estimule mais seus discentes. Segundo Freire: "É preciso, indispensável mesmo, que o professor se ache repousado no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano" (p. 96)
Portanto, na verdade o educador é um eterno aluno, pois a cada dia precisa se qualificar, buscar novos conhecimentos para assim educar seus alunos da melhor forma.
Bibliografia:
FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 165 p
PIAGET, J, Para Onde Vai a Educação? Trad. Ivete Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973. 89p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário